6 de jun. de 2013

A importância do teste do Pezinho


Hoje é comemorado o dia nacional do Teste do Pezinho e resolvi escrever aqui a importância de um dos primeiros exames da vida do bebê !

O Teste do Pezinho é um exame rápido e gratuito que com umas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê consegue diagnosticar precocemente diversas doenças que podem prejudicar muito a saúde da criança!
Para a prevenção dar certo, é importantíssimo que a coleta seja feita na primeira semana de vida, as doenças detectadas tem tratamento e quanto mais rápido o diagnostico, por mais que algumas doenças não tenham cura, mais rápido é feito o tratamento para melhorar a qualidade de vida da criança, por isso a importância desse exame !

É super rápido, o bebê só sente a picadinha, e umas gotinhas são colocadas em um papel ( Papel Filtro) para levar para o laboratório.
O teste da Carol eu não vi sendo feito já que foi feito no berçário da maternidade, mas o da Manoella eu acompanhei tudo, foi na Casa Ângela e pra ela se sentir segura e tranquila, eu amamentei enquanto o exame foi feito, ela só largou do peito pra choramingar e voltou a mamar no mesmo instante! Super simples !

 Entrei no site da APAE daqui de São Paulo e encontrei três tipos de teste :

Teste do Pezinho Básico ( Disponível pelo SUS)
Composto por quatro diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme (e demais Hemoglobinopatias) e Fibrose Cística.

Teste do Pezinho MAIS:
Além do que se detecta no teste básico, inclui mais seis diagnósticos: Deficiência de G-6-PD, Galactosemia, Leucinose, Deficiência de Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita e Toxoplasmose Congênita.

Teste do Pezinho SUPER: 
Diagnóstico de 48 patologias. É um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes.
O teste SUPER inclui em seu painel, além das 10 doenças dos Testes do Pezinho BÁSICO e MAIS, outros 36 diagnósticos de aminoacidopatias, defeitos do metabolismo dos ácidos graxos e das acidemias orgânicas, realizados através da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas – MS/MS Tandem.



Para quem quiser saber mais, ou tiver mais duvidas, o site da APAE  tem muitas informações!

2 comentários :

  1. quando o Alvaro nasceu, minha vó levou ele pra fazer o teste do pezinho ai, tava frio e esquecemos de por meia no pé dele só colocamos o sapatinho, e tadinho chegou lá de pé congelado ai deu erro no exame dele e e tivemos que fazer novamente, mas graças a Deus deu tudo certo... é muito importante fazer :)
    #recantocomenta
    http://cantinhodoalvaro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado esse é um dos exames muito importante para os bebes!!
    Do Nanni foi colido no pé, já o da Manu foi pelo exame de sangue q colerampra ver o nivel de bilirrubina...
    Bjs
    Mari
    #recantocomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir