3 de jun. de 2013

A doença do século: Sedentarismo


No mês passado participei do " Mães + Amigas", um super encontro com mães promovido pela Coca Cola e uma das palestras que mais me interessou foi do Dr Victor Matsudo, intitulado como "Balanço Energético" ele surpreendeu com dados sobre o mal do sedentarismo e a importância das atividades físicas para nossa saúde!

Você sabia que sedentarismo é doença?
E que ela é a segunda principal causa de morte, perdendo apenas pra hipertensão? Isso mesmo, mata mais que colesterol, diabetes e doenças relacionadas ao consumo do cigarro!

Com o avanço tecnológico, as pessoas estão cada vez mais inativas, passando a maior parte do tempo sentadas em frente a tv, ou computador e assim gastando cada vez menos energia, e com os filhos não está sendo diferente, com a violência brincar na rua é para poucos e por comodismo dos pais, os aparatos tecnológicos ainda são os preferidos, e com isso nascem as crianças sedentárias.
Se continuar as tendencias atuais, em 2056 todos os americanos serão obesos, mas em 2036 todas as crianças e adolescentes serão obesos !
Quer mais dados alarmantes ?
Sedentarismo causa uma morte a cada dois minutos e ficar duas horas diárias sentado assistindo tv aumenta a mortalidade em 15%....
Forte né? Uma boa noticia? Atividade física reduz o risco de câncer, e mais do que isso, pode fazer parte do tratamento de inúmeras doenças!

Calma, não precisa sair correndo para começar a pegar pesado na academia, ou colocar seu filho em algum esporte, a grande preocupação não está em criar pequenos esportistas, mas sim resgatar atividades do nosso cotidiano, olha só a diferença disso tudo:

ATIVIDADE FÍSICA: Qualquer movimento em que contraia os músculos e que gaste mais energia acima do repouso( caminhar, andar, dançar)
EXERCÍCIO: Um tipo de atividade física planejada e repetitiva ( como na academia)
ESPORTE: Quando o desempenho tem algum nível de competição ( futebol por exemplo)

Pais que são ativos tem maiores chances de seus filhos serem ativos, e o mesmo acontece com pais sedentários!

Quando a idade chega, chega com ela todos os problemas de saúde e todos aqueles remedinhos para coração, diabetes, colesterol... Que tal ao invés de todos esses remédios, começarmos já a agitar o esqueleto e incentivar nossos filhos a fazerem atividade física diariamente, com esse remedinho do Dr Victor?
AGITOL não precisa de prescrição médica e não tem contra indicações, e faz um bem danado para a saúde!
Vale tudo: Descer um ponto antes do trabalho para continuar o trajeto andando, subir escadas ao invés de usar elevadores, passear com o cachorro, dançar com as crianças, levar elas para a escola caminhando, passear no parque...  O importante é se mexer !





7 comentários :

  1. Adorei o seu post.
    Estou precisando me mexer e sair do sedentarismo.
    Ótimas dicas.
    Bjks
    www.maevaidosa.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Adorei......agitol....mas eu como mamae...professora.....nao consigo ficar parada nao....kkk bjuss

    ResponderExcluir
  3. Patty,
    achei muito legal o quanto essa palestra mexeu com a gente ne?
    Saúde é tudo!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Muito bom o post! Sou super sedentária e deu até medo!

    bjos
    #amigacomenta
    www.mamaeneua.com

    ResponderExcluir
  5. Super interessante! Adorei!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente é assustador!
    Então bora lá brincar de pege-pega!!
    Bjs,
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sair de casa, dar uma caminhada em um parque, correr com os filhos, vale tudo p/ sair do sedentarismo. Se não tem filhos, vai fazer com amigas (os), sozinha (o), o importante e se mexer.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir