27 de set. de 2012

Dando inicio ao sonho do parto humanizado

Quem ler meu blog desde o primeiro post, sabe que eu tive rejeição a gravidez, e uma grande depressão por isso!

Foram 5 meses agoniantes de pensamentos negativos, choros, repulsa, e fragilidade diante da gravidez totalmente inesperada e indesejada !
Depois de começar a aceitar a gravidez, não tive o apoio de muita gente, nem mesmo do Sistema Único de Saúde, minhas primeiras consultas de Pré Natal no posto de saúde foram péssimas, saia do consultório constrangida e com vontade de chorar !
Por não ter uma GO que tirasse minhas duvidas, comecei a tirar todas minhas duvidas online, e a ler muito sobre gravidez, até ler sobre o parto humanizado, e me encantar sobre esse mundo, que até então não conhecia !
Nada mais justo para mim e para a Manoella, já que no inicio da gestação transmiti ( mesmo sem querer) tantos sentimentos ruins para ela, fazer com que o momento do parto fosse especial para nós duas, e que fossemos respeitadas, e tratadas como gente e não só um numero !

Foi ai que conheci pela internet e por muitos relatos de parto, a Casa Ângela, liguei, fui na reunião de acolhimento, e não deu outra, me apaixonei !
Na semana seguinte já comecei o pré natal humanizado, e me perguntei o porque não procurei esse lugar abençoado desde o inicio da gravidez?!

Enquanto no posto de saúde, eu entro muda, e saio calada porque a GO mal olha na minha cara, e todas as minhas duvidas para ela  sempre tem a mesma resposta: " É normal, se você sentir alguma coisa de diferente vai no PS!!" além de escutar o coração do bebe por um minuto certinho ( além de passar aquele aparelho a seco na barriga, sem direito a gel !), na Casa Ângela eu aprendi a diferença do batimento do cordão umbilical do batimento do coração da minha filhota, as enfermeiras todas maravilhosas, conversam com a Manu, na hora de medir a barriga me ensinam a apalpar a barriga, de um modo que dá pra sentir direitinho a cabecinha, e explicam tudo nos mínimos detalhes, e te respeitam mais do que uma paciente, te tratam como mulher, como gente de verdade e transmitem nesse tratamento toda a confiança que devemos ter na gravidez, pelo menos eu comecei a ver a gravidez de um outro angulo, e criei um laço de amor maior com a minha filhota, e me deu a vontade enorme de tentar um parto humanizado !

Meu parto da Carol aconteceu a 7 anos atras, eu não lembro de quase nada da gravidez, não tenho nem fotos grávida, era muito desencanada em relação a isso, só ia levando...Mais não tem como esquecer do parto! ( e das únicas lembranças dele, lembranças negativas!)
Na hora das contrações corri pro hospital, tive que ficar quietinha esperando a dilatação chegar, e depois de umas 6 horas sentada aguardando, fui na sala de pré parto e foi automático assim :  Me colocaram no soro, a dor dobrou de intensidade, depois de um certo tempo pegaram uma vara enorme e estouraram a bolsa, depois de mais algumas horas me levaram pra sala de parto, fizeram a episiotomia ( que eu só fiquei sabendo o que era e que tinham feito em mim, na hora dos pontos), a cada contração me pediam pra fazer força e uma enfermeira empurrava minha barriga pra baixo... A Carol nasceu e eu respirei aliviada, pensei "acabou, obrigada Deus!" só que não, veio uma dor maior do que todas as que eu senti até então, e era os pontos da epísio, algo inesquecível e muito, muito dolorido!  Pois bem, me mostraram minha filha por uns segundos, e levaram ela de mim, e só pude ver ela no dia seguinte!
Essa é a lembrança que tenho do meu primeiro parto, com 18 anos, passei por tudo isso sozinha, sem acompanhante, sem ninguém que eu conhecia!

A ultima coisa que eu desejo pra mim nesse momento, é passar por momentos como esse novamente, se o inicio da minha gravidez foi tão complicado, turbulento, é meu dever como mãe e mulher fazer com que a Manu se sinta muito amada, desde antes de sair da minha barriga!
E a Casa Ângela foi a luz que apareceu no meu caminho!

Vou falar mais sobre esse lugar mágico, e sobre parto humanizado nos próximos posts !

Um comentário :

  1. Adorei seu cantinho...E achei lindo seu post.
    Que sua bebê venha com muita saúde e lhe traga muitas felicidades.
    bjs

    Espero sua visita!
    http://amordemaematerno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir