11 de jan de 2013

A febre sem causa e o diagnóstico : Meningite

Na noite do dia 4 percebi que a Manu dormia reclamando com uns gemidinhos, achei estranho porque ela passou o dia inteiro bem e super ativa, quando peguei ela no colo estava queimando de febre, quando fui medir o susto 38º !
Mediquei ela e dei um banho morno e ela voltou a dormir, no dia seguinte mais febre, e os picos subiam cada vez mais e chegaram a 39 º, corri com ela para o hospital !
Infelizmente ela ainda não tinha plano de saúde e tive que ir ao Ama mais próximo de casa, e para a minha surpresa, ela não foi atendida por um pediatra mais sim um clinico geral, que encaminhou para fazer exame de sangue e urina, na hora de colher a enfermeira não sabia encontrar a veia da minha pequena ( belo sus, não?) e por sorte ele nos encaminhou para a pediatria do Hospital São Paulo.
Lá foi colhido exames de sangue e urina por enfermeira própria da pediatria ( me deu um certo alivio por isso) e os exames não deram alteração nenhuma, mais por preocupação da médica, tive que internar ela apenas para observação, porque não é normal febre alta em bebê tão pequenininho !
Dai começa muitos pontos a menos para o Sus, vou pontuar algumas coisas que me chamaram a atenção e que me fizeram orar muito para ir para nossa casa !


  • Banho dos bebês: Tive que pegar uma banheira, e ensacar ela com um saco de lixo, para assim poder dar banho na Manoella, deu pra imaginar a cena ? Uma banheira encapada por um saco de lixo vermelho, com a minha bebe dentro ! Lamentável ! Só dei mesmo o banho, porque sem banho noturno ela não dorme, já não bastava estar ali totalmente fora do mundinho dela !
  • Acompanhantes: O namorido louco pra entrar e participar de tudo o que estava acontecendo com a Manu e não pode entrar nem na consulta, imagine se conseguiu passar a noite com agente? foi proibido... Nessas horas queria um mundo com hospitais humanizados, onde pai ativo também participa !
  • Refeição dos acompanhantes: Café da manhã, almoço e janta são dados no 15º andar ( a pediatria fica no 1º) adivinha quem "fui" a mãe que não teve nenhuma refeição para não se desgrudar da bebê ?
Bom a noite passou rápido graças a Deus e a Manu não teve mais febre, então no domingo a tarde ela teve alta e fomos para casa !
De domingo pra segunda, a surpresa, a febre voltou com tudo, e eu não queria voltar para o Hospital São Paulo, então fizemos um plano de saúde as pressas para minha pequena e fomos para o ps de um hospital particular perto de casa, lá colheram novamente exame de sangue e o Liquor ( aquele liquido que fica na medula óssea  que banha o cérebro) depois de horas esperando o resultado a noticia que eu não queria ouvir, o exame teve alteração e a Manu estava com meningite viral, e que ela teria que ficar internada para observação, mais como o plano tinha um dia apenas, ainda não cobria internação, fomos para casa e no dia seguinte fui obrigada a voltar para o Hospital São Paulo, para ver se era realmente necessário a internação.
Quiseram novamente colher o Liquor e o exame de sangue, e dessa vez foi super sofrido, pegaram a Manu deixaram ela encolhidinha, e ela gritava demais, enquanto isso as medicas estavam ensinando a estagiaria a tirar o Liquor, enquanto minha filha virou objeto de estudo, ela gritava e chorava tanto que ficava sem ar, ninguém conversava com ela, eu me intrometi e fiquei fazendo carinho e dando beijos, e a aprendiz não conseguiu colher, e na terceira tentativa ( sim a terceira médica viu meu desespero, eu chorei como se estivessem furando a mim, e resolveu colher) tiraram o Liquor.
Esperei mais um pouco e o exame deu o mesmo resultado do particular: Meningite Viral .
Como a Manu estava sem febre, e estava super ativa, não internaram ela graças a Deus!
Eu apenas estou monitorando a febre e o comportamento dela, caso pare de mamar, fique sonolenta, ps novamente, mais se Deus quiser não será necessário !

Esse nome assusta não é? 
A meningite é um processo inflamatório que atinge as meninges ( membranas que recobrem o cérebro) os sintomas são : dor de cabeça, febre, vomito, alguma mudança na moleira, perda de apetite, mal estar. 
E a transmissão é como outras doenças causadas por vírus, como a gripe !
Os sintomas e a transmissão da meningite bacteriana são os mesmos da meningite viral, por isso é super importante ir ao médico no primeiro sintoma e pedir todos os exames possíveis, porque a bacteriana é séria e deixa sequelas !
O tratamento da viral é apenas o controle dos sintomas ( antitérmicos e remédios para dor de cabeça), precisando internar apenas se a criança estiver caidinha e sem apetite... Já a bacteriana é internação e antibióticos para a bactéria ir embora!

IMPORTANTE:  Está no calendário de vacinas, a vacina contra a bactéria da Meningite, mais é apenas contra a bacteriana, a viral pode ser pega em qualquer lugar, então vale ressaltar o cuidado a mais com os nossos bebês, limpando sempre as mãozinhas deles, as nossas e de quem for chegar perto deles! Higiene nesses casos são tudo !

O único sintoma que a Manoella teve foi a febre super alta, e o mal estar, então é importante também, antes de medicar com antitérmicos  consultar seu médico, e ver as causas da febre, ou de qualquer outro sintoma diferente em seu filho!  Poderia ser apenas um resfriado, uma dor de garganta, mais foi uma meningite que atacou minha bebê! Olhos abertos mamães!

A Manu está sem febre desde então, graças a Deus, super ativa e mamando super bem!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário