20 de out. de 2012

Manoella nasceu, relato do meu parto humanizado!


O dia tão esperado chegou, depois de tanta ansiedade, espera, e nenhum sinal de trabalho de parto com 39 semanas e 5 dias, no sábado dia 13, fiz o ultimo ultrassom, e fiquei o dia todo batendo perna com minha filha, cheguei na casa da minha mãe e nenhum sintoma diferente !

Antes de dormir ao ir no banheiro senti um incomodo na barriga, nada de dor só um incomodo mesmo, fui dormir tranquila, e acordei as duas da manhã com muita dor, e elas vinham e voltavam, fiquei feliz e tentei dormir, porque não tinha nenhum sinal de que ela viria, ela nem tinha encaixado ainda !
Não consegui dormir, e acordei as 3 da manhã e comecei a contar o tempo que vinham as contrações, vinham de 6 em 6 minutos pontualmente no relógio !
Esperei mais , e a dor só aumentava, liguei pro namorido, falei pra ele vir pra casa da minha mae me buscar assim que amanhecesse que eu achava que podia ser trabalho de parto e pra ele ficar tranquilo... mais as dores foram ficando mais forte e falei pra ele vir assim q pudesse...
Enquanto ele não vinha, liguei na casa de parto e as meninas me disseram pra tomar banho um banho quente, se não passasse era pra eu pra lá  ser avaliada, fui tomar banho de balde porque o chuveiro queimou ( justo hoje) e as dores não pararam então arrumei minhas coisas e esperei pelo namorido e quando as dores vinham, eu balançava a barriga como se estivesse dançando,abraçada com a barriga, não me perguntem o porque, rs
6 horas da manhã, as dores já estavam mais fortes e vinham de 3 em 3 minutos pontualmente, e nada do namorado chegar...
8 horas da manhã quando as dores vinham, eu me ajoelhava e ficava de quatro, ou agaixada,sempre rebolando rs, dai namorado chegou e fomos pra Casa Ângela!
Como la é vazio, sempre ficam no plantão duas enfermeiras obstétricas e antes de mim chegou uma menina também pra dar a luz, então tive que esperar um pouco a Carol ( enfermeira )  fazer o atendimento e o pré parto da primeira menina e enquanto isso fiquei dançando na recepção, segurando a barriga ! ( será a partolandia?)
Demorou mais um pouco, eu crente que voltaria pra casa porque não tinha dilatação nenhuma e a Manu não tinha encaixado... na hora do meu exame de toque me espantei com a cara de espanto da Carol, eu estava "só" com 7 dedos de dilatação !
A Carol falou que se a Manu tivesse encaixada eu ia ter em casa !
Então fui pro quarto de pré parto, fizemos o cardiotoco, estava tudo ok com a Manu e fiquei la, sentindo as contrações e esperando pra ver o que aconteceria !
Nesse espaço de tempo fui no banheiro , saiu o tampão,  voltei pro quarto, a bolsa estourou!
 Mais o liquido tava meio amarelado, e estourou em cima, a Carol disse que tinha mecônio no liquido amniótico, então me examinou e viu que a Manu tava alta ainda, então fui pra bola, fiquei uma hora rebolando na bola, e a Manu desceu um pouco, então a Carol achou melhor estourar a bolsa,  ela usou um negocio que parece uma camisinha, e colocou no dedo dela e delicadamente estourou  a bolsa ( totalmente diferente daquele ferro enorme dos hospitais !), só estourou porque o liquido estava com mecônio, se não ela esperaria um pouco mais !
E ai a dor começou a ficar mais forte,  fui pro chuveiro, meninas alivia demais água quente nas costas na hora da dor !
Depois do chuveiro fiquei sentada em um banquinho, e na hora das contrações eu comecei a fazer força, alivia de certo modo fazer força na hora da dor! ( esse banquinho é para parto de cócoras, pensei que iria parir ali!) e depois a Carol me sugeriu para que fosse  pro cavalinho, é como se fosse uma cadeira de balanço, iria auxiliar a decida da Manu, e o namorado sempre do meu lado me dando toda a força e carinho que precisava ficou me fazendo massagem nas costas! E a Juliana ( a segunda enfermeira)  sempre me incentivado com palavras, me fez massagem com um óleo calmante também... E a dor se intensificando MUITO !
Fui pra cama pra ser avaliada, porque se ela não descesse era porque ela não caberia, pelo tamanho dela, e eu teria que ir no hospital fazer cesárea ( botão desespero mode on)
Já não aguentava mais de dor, e tava começando a me dar vontade de fazer força involuntariamente, no que ela foi me examinar ela falou VAI NASCER !
Então elas adaptaram a cama e eu fiquei de quatro na cama, conforme a contração vinha me dava uma vontade absurda de fazer força!
Fiz muitas forças, doeu muito, e comecei a sentir a cabeça dela, falam que é o circulo de fogo, porque queima demais, e da muita vontade de fazer força ! E dá pra sentir abrir tudo lá embaixo !
Chegava a contração, fazia força, até que uma hora meu namorado falou olha a cabecinha, e eu fiquei ansiosa demais, fiz força atras de força e esqueci da respiração ( meu maior erro!), a Manu veio e voltou e eu senti ela voltando! Horrível  pensei que não teria força o suficiente, comecei a me sentir mal por isso, e comecei a pedir a Deus ajuda pra ter força!  Mais eu estava muito bem amparada, as meninas me dando uma força enoorme, me acalmando, e meu amor do meu lado também !
Comecei a pegar ar e fazer força, até que a cabecinha saiu, e eu não tinha mais força pra fazer força, ficou a cabeça pra fora esperando mais contração, e meu namorado falando "ela vai nascer faz força",
quando pensei que não teria força, me veio uma de uma só vez e ela nasceu, na mesma hora me deram ela , por debaixo das pernas, ela toda melecadinha , com o cordão pulsando ainda, deixei no meu peito, e esperamos o cordão parar de pulsar , meu namorado cortou o cordão  e eu fiquei com a Manu no colo o tempo todo, sentindo uma o calor da outra, ficamos esperando sair a placenta, e as meninas sempre com o maior cuidado em me falar tudo o que estava acontecendo, e mostraram o que era cada parte dela, e se eu queria ela pra mim, claro que eu não quis, mais tem pessoas que guardam a placenta pra plantar com uma planta, e tem gente que até comem ela! ( vai entender..)
Manoella nasceu as 13:35 com 50 cm 3,930kg
Tive laceração de grau 1, que deu 3 pontos ( um externo e dois internos) - deveria ter feito todos os exercícios de períneo que li na gestação toda, mais não fiz!
Não tem explicação, conseguir dar a luz da forma mais natural possível  sem nada de intervenção médica, ultrapassei meus limites !
Ah não tive na banheira, porque ela tinha feito o coco, seria perigoso e a posição de quatro foi perfeita porque a gravidade ficou ao meu favor, a Manu só desceu, desceu até vir pros meus braços !!
Eu fico sem palavras pra dizer o que eu sinto quando lembro o que foi o meu parto, eu que sempre fui insegura com tudo na vida, consegui parir, deixei a natureza agir, vi o que eu posso fazer e o que eu sou capaz, foi uma grande descoberta como mulher, e eu estou com muito orgulho de mim, eu pari e dei a melhor forma de nascer pra Manoella!
O tratamento da casa de parto, é totalmente diferente de hospitais, se eu tivesse ido a alguma maternidade, eles teriam dois motivos pra me levarem pra cesárea, o peso e tamanho do bebe e o mecônio no liquido amniótico  Eles teriam me colocado no soro com Ocitocina pra acelerar o trabalho de parto ( e isso eu consegui produzir sozinha!), teriam estourado minha bolsa com aquele ferro enorme e assustador e teriam feito a epísio, além de me deixarem de jejum, até de água !
Na Casa Ângela, fui muito bem cuidada, me deram café, me deram fruta na boca entra uma contração e outra, quando fiquei fraca, tomei melado de cana pra me dar energia, e bebi muita, muita água!

Esse é meu relato de parto, tudo foi perfeito !


Hoje a Manu está com 6 dias, meu leite desceu no 4° dia então ela começou a dormir direitinho, é uma linda, eu babo com cada movimento, e o umbigo dela já caiu antes de ontem!

Ainda sinto um pouco os pontos, porque não tomei nada pra cicatrização, só lavar quando ir no banheiro e esperar secar e cair !

Se eu soubesse a benção que seria ela na minha vida, teria aproveitado bem mais minha gravidez, ao invés de ficar na depre, escondidinha... mais agora já passou, é hora de curtir ela aqui nos meus braços !

5 comentários :

  1. Uma amiga em comum nossa me indicou o blog... amei! Estou seguindo!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Patrícia, parabéns!!!! Isso me deu mais força ainda...Minha primeira filha nasceu atráves de PN mas com fórceps e episiotomia, já que tive em HOspital Universitário e é bem como vc falou, lá vc não tem escolha eles fazem todos os procedimentos p/ acelerar o parto e nem te consultam à respeito...Infelizmente aqui na minha cidade não há nenhuma casa de parto...vou ter que me arriscar novamente nesse Hospital Universitário, já que vou ter pelo SUS...Estou com 32 semanas, tbm não vejo a hora...Mais uma vez parabéns, adorei seu relato, mt saúde p/ vc e p/ sua Manu...bjs

    ResponderExcluir
  3. Que emoção! Minha filha nasceu de uma cesárea e o próximo filho eu quero ter do jeito que Deus planejou! Que pena que aqui não tenha um lugar assim como esse... Bjão e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! É ótimo saber que deu tudo certo!
    Eu tô com 33 semanas e também quero MUITO ter na Casa Ângela... achei um relato negativo pela internet que não me parece sincero, mas preferi conversar com pessoas que tiveram seus bebês lá.
    Você pagou ou é do bairro? E elas fizeram as massagens e tal?
    Ai, espero que meu parto seja tão lindo e significante pra mim como o seu foi pra você.
    Beijos.

    ResponderExcluir