O correto mesmo é ao completar 6 meses, mais infelizmente preciso voltar a trabalhar, e iniciei aos 5 meses e 10 dias !
Nessa semana fui na Casa Ângela e tive uma mega aula sobre esse tema, adorei e já coloquei em prática !
Primeiramente é indicado leite exclusivo até o 6°mês do bebê, depois disso o sistema digestivo já está mais maduro e então é hora de complementar com outros alimentos! ( sim complementar ! Porque para quem amamenta, o leite materno continua sendo em livre demanda!), e também depois dessa idade o bebê já fica secando sua comida, com uma cara de vontade, que dá até dó!
E mais do que essa ser uma das descobertas mais importante para o bebê, será também um momento de se reeducar na mesa ! Nós somos espelhos para os filhos, e para poder oferecer alimentos saudáveis temos que ter em nosso cardápio uma alimentação saudável !
Informação importante !
- Seja as frutinhas ou a papinha salgada, todos esses alimentos são novidade para o bebê, que até então só conhecia o leite do peito! Nas primeiras tentativas é normal o bebê fazer cara feia e rejeitar , mais isso não quer dizer que ele não gostou de determinado alimento ! É preciso, em média oferecer de 8 a 10 vezes o mesmo alimento para ser aceito !
- E mais importante ainda, agora no inicio, o que mais importa não é o quanto o bebê come de cada alimento, mais sim, quantos alimentos ele experimentou !
- Os alimentos devem ser amassados com um garfo, e não batidos no liquidificador, ou peneirado, para que o bebê sinta também a textura de cada alimento.
- O bebê não precisa do sal, nem do açúcar! Para as papinhas salgadas, é liberado um tempero ou outro, mais sem exageros !
- Ao iniciar a alimentação complementar é necessário começar a oferecer água ao bebe nos intervalos das refeições !
- Higienizar MUITO bem todos os alimentos antes de oferecer ao bebê
Idade de Introdução e Freqüência
6 meses : Aleitamento materno sob livre demanda / 1 papa de fruta no período da manhã / 1 papa salgada no final da manhã/ 1 papa de frutas no fim da noite
7 meses: Aleitamento materno sob livre demanda / 1 papa de fruta no período da manhã / 1 papa salgada no final da manhã/ 1 papa de frutas no meio da tarde / 1 papa salgada no fim da noite
Após 12 meses: Aleitamento materno sob livre demanda / 1 refeição pela manhã ( pão, fruta com aveia) / 1 fruta / 1 refeição básica da família no final da manhã / 1 fruta / 1 refeição básica no final da tarde
Tive um curso completo na Casa Ângela, lá me falaram muito sobre alimentação seguindo a antroposofia ( uma mistura de corpo, e mente...e eu gosto !) além de tudo o que escrevi acima ! Todo mês tem turmas para quem quiser saber mais !
A consistência ideal para a papa salgada ou fruta ! |
Uma amostra dos legumes, temperos e frutas, lembrando que é importante na papa salgada acrescentar sempre: Raiz, talos e flores ou folhas ! |
Tenho que confessar que é uma delicia ver nossos bebês crescendo e se desenvolvendo, mais bate uma tristeza por lembrar que mais um laço foi rompido, ela já não tem só o peito para se alimentar, isso me causa carência ! Vontade de guardar sempre a cria debaixo das asas!!
Se alguém tiver outras sugestões sobre alimentação complementar, fique a vontade para comentar !!
A unica careta que fez no primeiro dia ! |