29 de jun. de 2013

8° Mesversário e a Crise da Angustia da Separação ( Crise dos 8 meses)

Estou super atrasada pra falar do mesversário da Manu, eu sei, mas não posso deixar passar em branco mais uma fase no desenvolvimento da minha pequenininha!

Não sei o que acontece, mas de um tempo pra cá, eu não sei mais o que é dormir de noite, ela acorda praticamente de meia em meia hora querendo o peito, está muito apegada a mim, não aceita o colo de ninguém, só o meu! 

Comecei a pesquisar, e nos encaixamos em mais um pico de crescimento da Manoella, a temida crise dos 8 meses!
Agora o bebê tem certeza de que ele e a mãe são pessoas diferentes, e fica com medo de que, quando vê a mãe se afastando, ela não volte nunca mais! E isso causa uma ansiedade enorme, medo, insegurança...
Por esse motivo, ele acorda diversas vezes por noite, e chega a não aceitar o colo de ninguém, só da mãe,  para certificar de que ela se encontra ali, e não foi embora!
Tem casos de que o bebê faz uma baita greve de fome, e alguns apresentam sinais de agressividade, e o apego com a mãe é bem maior do que o normal.

Não posso negar, que ver minha pequena tão apegada comigo é uma delicia, ver que ela aprendeu a dar o braço só para vir para meu colo,estar no colo de alguém, chorar e olhar pra mim querendo dizer um " Manhê, vem pra mim!" é muiito gostoso! Mas as noites estão sendo bem complicadas, já tentei de tudo, chá de camomila, banho com camomila, shantala, suco de maracujá, e até já dei uma mamadeira com leite artificial pensando que ela não acordaria a noite, como muita gente diz por ai... ( e quem inventou essa baboseira ? Ela acordou a mesma coisa do que quando mama leite materno! Vou usar esse leitinho artificial só na minha ausência mesmo !) e ela continua acordando 3, 4 vezes por noite! 
De dia aprendi a fazer uma rotina e ela dorme um pouco de manhã depois da frutinha, e depois do almoço, mas eu não consigo descansar de dia! ( Será que estou acabada?! )
Amor e Paciência, são os únicos remédios para atravessar essa fase, e entender que apesar de ser chamada de crise, é um dos picos de desenvolvimento do bebê mais importantes, e o bebê precisa de compreensão!
Dica: Quando for deixar o bebê em um canto da casa e precisar ir para outro comodo, vá cantando, ou chame o bebê pra ele ver que a mãe está longe, mas não vai embora! A brincadeira do esconde - esconde com o lençol também pode ajudar!

Mudando um pouco de assunto e voltando para o desenvolvimento da Manoella... 

  • Ela agora está comendo super bem, chega a comer um prato de adulto de papinha, quando come uma fruta, reclama e pede mais ! Mas tem um sério problema com líquidos! Não bebe água de jeito nenhum, tento enganar com chá e suquinho, mas ela toma super pouco!
  • Começou a engatinhar para trás, pode isso Arnaldo?! Eu coloco ela em determinado lugar, e em menos de um minuto lá está ela indo pra debaixo do berço, da cama, da mesa... de costas! Estou incentivando colocando os brinquedos na frente dela, e chamando ela pra perto de mim, sei que quando menos esperar ela vai pra frente e não vai parar mais! 
  • É engraçado que, quando ela faz aquele barulho de que está reclamando, eu aprendi que ela está brigando comigo e quando eu imito esse barulho com ela, ela me olha, mostra um bico tão lindo, tão gostoso e começa a chorar sentida, deve pensar que eu estou brigando com ela também ! Virou meu novo hobby fazer isso só pra ver a carinha que ela faz e dar umas mordidas! 
  • Agora ela fica cantando : ♪ Dá Dá Dá ♪ e vai para o lado e para o outro, dançando...enfim, ela está a coisa mais engraçada e gostosa desse mundo! Mamãe coruja e babona mode on!


Pra não perder o costume, foto com o bolo no mesversário  e agora é impossível tirar foto bonitinha na frente do bolo !



20 de jun. de 2013

Eu quero é botar meu bloco na rua !

                                                                   


  Nas ultimas eleições optei por votar nulo, por não estar satisfeita com a proposta de nenhum candidato, na verdade, nunca estive satisfeita com o que acontece no nosso país, principalmente na minha cidade! 
Agora chegou a hora de sair na rua e gritar, gritar tudo o que tá entalado a muito tempo na garganta, e unir toda a nação para, juntos, fazer nosso país deixar de ser somente o pais do futebol e do samba!

Estou fazendo parte do #protestomaterno, uma blogagem coletiva de mães que decidiram se manifestar pela internet,já que muitas não conseguem sair pelas ruas por causa dos filhotes...

Eu ainda acredito que se as pessoas fossem menos egocêntricas, pensassem menos em dinheiro e mais no próximo, nada disso estaria acontecendo, falta humanismo... mas como eu nasci no planeta errado, falar de bons sentimentos em uma hora dessas está fora de questão!
Ainda  não sai nas ruas, mas a minha lista de reajustes é enorme,  por mim e pelas minhas meninas, sairia nas ruas quantas vezes forem necessárias para lutar até conseguir um país melhor de se viver !

Eu luto porque não basta criarmos nossos filhos para serem pessoas de bem, temos que preparar o nosso país para que ele seja ao menos mais digno de se viver...

Eu luto por melhores condições dos hospitais: porque em todas as consultas que vou só encontro: Profissionais sem um pingo de humanismo, falta de materiais, demora no atendimento, falta de leitos...
Luto por mais educação: minha filha tem 7 anos, está na segunda série e eu já peguei diversas vezes lição errada, sem a correção da professora! Minha bebê tem 8 meses, e antes de fazer a ficha para cadastrar ela na creche publica, fui avisada que não conseguiria vaga nesse ano ! O governo por acaso vai me pagar algum salário para eu ficar em casa esperando alguma vaga?! Certamente que não, meu anjo da guarda é minha mãe! O que deveria ser prioridade é simplesmente uma vergonha !
Luto por melhorias no transporte público: Se para andar de carro, o uso do cinto de segurança é obrigatório, porque tanta gente que precisa, anda de ônibus em pé? O transporte aumentou, e dai surgiu todos esses movimentos, agora voltou ao preço normal, mas, e a qualidade ? Será que precisamos nos contentar com tão pouco? Ficar horas esperando um ônibus e pegar ele lotado e ter que se deslocar em pé, não vale nem R$0,50 independente da distancia, acredite!
Luto por segurança: Imagina que louco, deixar nossos filhos brincar na rua tranquilos?! Infelizmente não estamos seguros nem para ir até a esquina comprar pão, não temos mais segurança para nada, nem dentro de comércios temos paz! Já passou da hora de dar um basta !
Luto contra a corrupção: Dinheiro público é para o bem da população e ponto!Não podemos deixar que continuem guardando nosso dinheiro na cueca, na Suíça, seja lá onde for, é nosso !! Corruptos não podem nos representar!
Luto por isso e contra o gasto indevido para a Copa ( uma boa grana para investir em um dos itens aí de cima, né não?) contra os altos salários dos políticos e o salário minimo da população, contra a  quantidade absurda de impostos, contra o preconceito, e mais uma lista enorme !

Parece que teremos que virar o Brasil do avesso, né? Que seja assim então! Todos juntos com o mesmo ideal nos tornamos fortes, e só agora vimos do que realmente somos capaz!

Eles agradecem !




Primeira Parceria do Blog!

Hoje vou falar da minha primeira parceria! A minha fotografa preferida!
Depois que temos filhos, o nosso maior desejo é conseguir conciliar o trabalho com o tempo a mais com os filhotes, e com ela não foi diferente!
Depois da maternidade, se encontrou como fotografa, e depois de muito estudar, se diverte trabalhando!

Conheci a Helô quando a Manu tinha seus 15 dias de vida, fiz um ensaio newborn, e é impressionante o jeitinho que ela tem de acalmar o bebê para conseguir fotografar! O estúdio é muito aconchegante, pude trocar fraldas e amamentar tranquila e fiquei super a vontade no tempo do ensaio !

Quando as fotos chegaram eu fiquei babando por horas ( e ainda babo toda vez que vejo!). O resultado ficou lindo, lindo!! Pedi pra ela acompanhar a Manu e fizemos mais um ensaio com 6 meses, foi uma diversão só! 

Um dos maiores segredos para um trabalho sair bem feito, é o amor depositado nele, e dá pra ver no olhar o quanto ela ama o que faz!

FICA A DICA: Indico e confio de olhos fechados Helô Foganholi !


Algumas das fotos dos ensaios





Voltando a ativa

Dei uma pausa nas postagens por diversos motivos..

Tudo começou com a Manu que do nada, ficou com o intestino preso, dei todos os alimentos pra soltar e nada! Ela gritava tentando fazer coco e no desespero comprei supositório, e pra minha surpresa o coco simplesmente não saiu! Levei ela correndo para o médico, e uma enfermeira fez uma manobra com a mão e consegui tirar tudinho, tinha dado um tal de Fecaloma!
Eu sempre fui muito chata com a alimentação dela, papinhas sem sal, com legumes e verduras indicados pelo pediatra, a mesma coisa com frutas, e leite materno em livre demanda! Como pude deixar acontecer uma coisa dessas com ela ?!
Segunda feira tenho pediatra e depois disso vou preparar um post completo sobre o assunto! Parece estranho, mas não confio em nenhum outro médico além do pediatra da Manu, será que isso é bom ?!

Na mesma semana, namorado pegou uma gripe forte, com direito a febre de 40º e antibióticos, pensei que seria a H1N1 de tão mal que ele ficou! Mas os remédios fizeram efeito e agora já está melhor, e na mesma semana ainda, a Carol pega uma virose e passa um final de semana todo com diarreia e vômitos!

Pensa que acabou?

Eu tenho o blog como um filhotinho, mas quem me vê sentada na frente do computador, seja pesquisando assuntos, seja tentando escrever, pensa que eu não estou fazendo nada de importante e me criticam por isso! Pensei em parar de tanto que eu ouvi, mas eu sei a importância disso aqui e o quanto ajudei a mim mesma nos momentos de bad em que não tinha ninguém, e tinha meu cantinho aqui!
Além de problemas no relacionamento, em casa... minha vida tá bem longe de ser comercial de margarina!
Mas tenho minhas filhas que me dão toda a força e amor que eu preciso na vida...
Então dei uma pausa, vou voltar aos poucos, quero poder ajudar alguém que assim como eu busquei tanta ajuda nos blogs por ai!

Junho começou mal para mim, mas vou dar a volta por cima e sacudir a poeira !



12 de jun. de 2013

O amor está no ar!

Nesse ano vou fazer algo diferente no dia dos namorados: Pela primeira vez não vou fazer nada!
Não que eu não queira, mas é difícil sair quando se tem bebê pequeno em casa, não tenho opção melhor do que ficar em casa!
Essa semana minhas meninas e o namorado ficaram doentes, cada um com uma coisa, e eu passei noites em claro cuidando deles, confesso que não tenho forças nem pra acordar de madrugada quando a Manu quer mamar! O namorado que pega ela e deita ela comigo!
E pra "ajudar" ele está em casa desde a semana passada, não tive tempo sozinha pra fazer alguma surpresinha !
Mas deitar e acordar ao lado dele, e ter ele do meu lado sempre foi meu melhor presente, ainda mais quando eu estou em cacos, e ele com sua paciência extrema me ajuda a me tornar inteira novamente!

Achei linda a história de amor e  fidelidade dos pinguins, pra quem não conhece, é essa aqui:

"Uma grande curiosidade sobre os pinguins é sua fidelidade conjugal: eles costumam passar a vida inteira com o mesmo parceiro. O pinguim quando escolhe sua parceira, só tem relação com ela até seus últimos dias, é fiel, e caso um morra primeiro que o outro, ele não arruma mais ninguém.Todos os anos, a partir do mês de agosto, eles começam a namorar. Esse é o mês em que o sol retorna, e começa o ciclo reprodutivo dos pinguins Surge o fenômeno da construção dos ninhos, que é muito interessante. Eles têm dezesseis semanas para escolher um lugar e construir um ninho. O ninho é feito com pedrinhas; o problema é que o pinguim carrega uma só pedrinha por vez e, quando começa o namoro, a situação é meio caótica - é uma corrida para construir os ninhos o mais rápido possível. Os pinguins trabalham durante dezesseis semanas, vinte e quatro horas por dia, sem parar um minuto, transportando pedrinhas para fazer o ninho.É um trabalho engraçado porque há vezes em que eles descobrem um monte de pedrinhas e não adianta nada, pois só carregam uma de cada vez. Quando alguns casais mais afoitos, mais apaixonados, descobrem muitas pedrinhas em algum lugar, saem os dois juntos para pegá-las de duas em duas; o problema é que, neste caso, ninguém fica cuidando do ninho e, ao retornarem, outros pinguins já roubaram tudo."

Para quem pode sair, aproveitem o dia dos namorados e para quem como eu vai ficar em casa, espero que consigam celebrar um pouquinho que seja, o amor !

E até a Manu ganhou presente no primeiro dia dos namorados dela! 

O Pedro aprendeu a ser romântico desde cedo, ofereceu essa rosa pra minha Manu!


7 de jun. de 2013

Dicas de passeios para o final de semana !

Acontece desde quarta feira a Virada Sustentável, então a dica do final de semana é alguma das atrações desse grande evento que acontece aqui em São Paulo! Além de participar das atividades, mostre para os filhotes que se deve olhar para o planeta com mais consciência!


Na livraria Saraiva de diversos shoppings vai ter contações de história:

08/06 - 16 hs  “Clarinha e o rio de águas", com Cia. Trilha da Alegria
Saraiva Shopping Eldorado
Clarinha mora em uma fazenda por onde passa um rio chamado Tietê. Ela adorava nadar nas águas claras do rio. Numa manhã, as águas estavam acinzentadas e surgiram alguns peixinhos mortos nas margens. Descubra junto com Clarinha o motivo do rio estar assim.

08/06 - 16 hs “Uma aventura reciclável", com Grupo Vira Festa
Saraiva Shopping Morumbi 
Três crianças caem acidentalmente em um rio, no fim do trajeto eles chegam em uma fábrica e conhecem o Senhor Sujeira, e tentam ensiná-lo a reciclar e produzir com responsabilidade.

08/06 - 16 hs “Uma aventura reciclável", com Grupo Vira Festa 
Saraiva Shopping Anália Franco
Três crianças caem acidentalmente em um rio, no fim do trajeto eles chegam em uma fábrica e conhecem o Senhor Sujeira, e tentam ensiná-lo a reciclar e produzir com responsabilidade.

09/06 - 16 hs  “A Batalha da Dona Ecologia", com Tríade Teatral
Saraiva - Shopping Ibirapuera -

A Dona Ecologia enfrenta uma batalha para ajudar na preservação das árvores, rios e animais com reciclagem do lixo e outras questões

09/06 - 16 hs “Clarinha e o Rio de Águas", com Cia. Trilha da Alegria 
Saraiva Shopping Morumbi
Clarinha mora em uma fazenda por onde passa um rio chamado Tietê. Ela adorava nadar nas águas claras do rio. Numa manhã, as águas estavam acinzentadas e surgiram alguns peixinhos mortos nas margens. Descubra junto com Clarinha o motivo do rio estar assim.

09/06 - 16 hs “Uma aventura reciclável", com Grupo Vira Festa 
Saraiva Shopping Granja Viana
Três crianças caem acidentalmente em um rio, no fim do trajeto eles chegam em uma fábrica e conhecem o Senhor Sujeira, e tentam ensiná-lo a reciclar e produzir com responsabilidade.

Além de diversas outras atrações:

Construção de brinquedos - Parque da Juventude Sala -5
Av. Gen. Ataliba Leonel, 500 - Santana
08/06 - 12hs
Oficina de construção de brinquedos infantis com a utilização de materiais recicláveis.

Construção de objetos e brinquedos com materiais reciclados - MUBE
Av. Europa, 218
09/06 - 11hs e 15hs
Oficinas oferecidas pela TerraCycle para ensinar crianças a confeccionarem objetos funcionais a partir de embalagens sem uso, trazendo uma nova percepção sobre o valor desses materiais. O diferencial do ‘upcycle’ é o fato de a técnica manter as propriedades físicas e estéticas das embalagens.

Feira de troca de Brinquedos - Instituto Alana
Tenda do Parquinho da Figueira no Parque Villa-Lobos
08/06 - 10h às 14h
A Feira de Troca de Brinquedos tem o objetivo de promover um momento de reflexão sobre o consumo, trocar diversos tipos de objetos e saberes e estimular o senso de comunidade. É uma forma de colocar em prática a economia solidária e o consumo colaborativo.

Lembrando que todas as atividades são gratuitas!
Mais informações: Virada Sustentável

6 de jun. de 2013

A importância do teste do Pezinho


Hoje é comemorado o dia nacional do Teste do Pezinho e resolvi escrever aqui a importância de um dos primeiros exames da vida do bebê !

O Teste do Pezinho é um exame rápido e gratuito que com umas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê consegue diagnosticar precocemente diversas doenças que podem prejudicar muito a saúde da criança!
Para a prevenção dar certo, é importantíssimo que a coleta seja feita na primeira semana de vida, as doenças detectadas tem tratamento e quanto mais rápido o diagnostico, por mais que algumas doenças não tenham cura, mais rápido é feito o tratamento para melhorar a qualidade de vida da criança, por isso a importância desse exame !

É super rápido, o bebê só sente a picadinha, e umas gotinhas são colocadas em um papel ( Papel Filtro) para levar para o laboratório.
O teste da Carol eu não vi sendo feito já que foi feito no berçário da maternidade, mas o da Manoella eu acompanhei tudo, foi na Casa Ângela e pra ela se sentir segura e tranquila, eu amamentei enquanto o exame foi feito, ela só largou do peito pra choramingar e voltou a mamar no mesmo instante! Super simples !

 Entrei no site da APAE daqui de São Paulo e encontrei três tipos de teste :

Teste do Pezinho Básico ( Disponível pelo SUS)
Composto por quatro diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme (e demais Hemoglobinopatias) e Fibrose Cística.

Teste do Pezinho MAIS:
Além do que se detecta no teste básico, inclui mais seis diagnósticos: Deficiência de G-6-PD, Galactosemia, Leucinose, Deficiência de Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita e Toxoplasmose Congênita.

Teste do Pezinho SUPER: 
Diagnóstico de 48 patologias. É um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes.
O teste SUPER inclui em seu painel, além das 10 doenças dos Testes do Pezinho BÁSICO e MAIS, outros 36 diagnósticos de aminoacidopatias, defeitos do metabolismo dos ácidos graxos e das acidemias orgânicas, realizados através da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas – MS/MS Tandem.



Para quem quiser saber mais, ou tiver mais duvidas, o site da APAE  tem muitas informações!

3 de jun. de 2013

A doença do século: Sedentarismo


No mês passado participei do " Mães + Amigas", um super encontro com mães promovido pela Coca Cola e uma das palestras que mais me interessou foi do Dr Victor Matsudo, intitulado como "Balanço Energético" ele surpreendeu com dados sobre o mal do sedentarismo e a importância das atividades físicas para nossa saúde!

Você sabia que sedentarismo é doença?
E que ela é a segunda principal causa de morte, perdendo apenas pra hipertensão? Isso mesmo, mata mais que colesterol, diabetes e doenças relacionadas ao consumo do cigarro!

Com o avanço tecnológico, as pessoas estão cada vez mais inativas, passando a maior parte do tempo sentadas em frente a tv, ou computador e assim gastando cada vez menos energia, e com os filhos não está sendo diferente, com a violência brincar na rua é para poucos e por comodismo dos pais, os aparatos tecnológicos ainda são os preferidos, e com isso nascem as crianças sedentárias.
Se continuar as tendencias atuais, em 2056 todos os americanos serão obesos, mas em 2036 todas as crianças e adolescentes serão obesos !
Quer mais dados alarmantes ?
Sedentarismo causa uma morte a cada dois minutos e ficar duas horas diárias sentado assistindo tv aumenta a mortalidade em 15%....
Forte né? Uma boa noticia? Atividade física reduz o risco de câncer, e mais do que isso, pode fazer parte do tratamento de inúmeras doenças!

Calma, não precisa sair correndo para começar a pegar pesado na academia, ou colocar seu filho em algum esporte, a grande preocupação não está em criar pequenos esportistas, mas sim resgatar atividades do nosso cotidiano, olha só a diferença disso tudo:

ATIVIDADE FÍSICA: Qualquer movimento em que contraia os músculos e que gaste mais energia acima do repouso( caminhar, andar, dançar)
EXERCÍCIO: Um tipo de atividade física planejada e repetitiva ( como na academia)
ESPORTE: Quando o desempenho tem algum nível de competição ( futebol por exemplo)

Pais que são ativos tem maiores chances de seus filhos serem ativos, e o mesmo acontece com pais sedentários!

Quando a idade chega, chega com ela todos os problemas de saúde e todos aqueles remedinhos para coração, diabetes, colesterol... Que tal ao invés de todos esses remédios, começarmos já a agitar o esqueleto e incentivar nossos filhos a fazerem atividade física diariamente, com esse remedinho do Dr Victor?
AGITOL não precisa de prescrição médica e não tem contra indicações, e faz um bem danado para a saúde!
Vale tudo: Descer um ponto antes do trabalho para continuar o trajeto andando, subir escadas ao invés de usar elevadores, passear com o cachorro, dançar com as crianças, levar elas para a escola caminhando, passear no parque...  O importante é se mexer !